Raízes – Um Piano na Amazônia foi uma iniciativa da pianista gaúcha Carla Ruaro, que atualmente reside em Lisboa, e contou com a direção artística de Tatiana Cobbett.
Ultrapassando as barreiras da área urbana e de forma inovadora em uma experiência única, que combinou o artístico e o social, Carla Ruaro, Tatiana Cobbett e sua equipe partiram para o desafio: içar um piano ao interior de um barco e percorrer o rio Arapiuns, no estado do Pará, região norte do Brasil.
Levando pela primeira vez a música de compositores amazônidas e este instrumento de difícil locomoção – e tradicionalmente confinado a salas de concerto – para mais de 33 comunidades ribeirinhas da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, o propósito era único: deixar a população mais perto das artes e democratizar a cultura, oferecendo concertos e oficinas aos moradores.
Repertório
O repertório, integrado por compositores paraenses, é parte da pesquisa desenvolvida pela pianista sobre a musicalidade da Amazônia. A escolha tem o traço em comum entre os compositores, conforme explica Carla Ruaro: “Os compositores extraíram os sons da floresta para recriar e transformar em música, me dando a oportunidade de poder reproduzir isso em meu instrumento. O piano será doado, após o projeto, para uma instituição com uma proposta cultural de relevância na região, então eu vou deixar em Santarém uma sementinha. Vamos levar a essas pessoas algo que faz parte da sua identidade”.
DVD/CD – Floresta – Um Piano na Amazônia
Todo o processo está sendo transformado num DVD que acompanhará um CD de 12 faixas, com as composições dos artistas paraenses selecionados pela pianista e sua diretora artística: Luiz Pardal, Altino Pimenta, Albery Albuquerque, Thiago Albuquerque, Lúcia Uchôa, Wilson Fonseca (in memoriam) e Vicente Malheiros da Fonseca.
O projeto foi realizado através de um financiamento coletivo pela plataforma Catarse, em sua primeira etapa. Para realizar a gravação do CD e a finalização do DVD, outro financiamento coletivo está sendo feito através do site Indiegogo.
Veja algumas fotos do projeto: